AMD HD5970(GPGPU) e 17 vezes mais rápida que um Intel Core i7 980X EE - Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia e dicas da internet.

terça-feira, 16 de março de 2010

AMD HD5970(GPGPU) e 17 vezes mais rápida que um Intel Core i7 980X EE

GP_GPU_Logo_2

GPGPU (General-Purpose computation on Graphics Processing Units) é o termo adotado para o uso de Placas Gráficas em uso geral de computação. As Placas Gráficas foram inventadas pela NVIDIA, ainda na década de 90, com finalidade de processamento de gráficos de jogos 3D.

Com o passar do tempo, percebeu-se que o poder de processamento das GPU (Unidades de Processamento Gráfico) poderia ser usado para outras finanalidades além dos jogos de computador, tais como processamento de cálculos matemáticos, aplicações científicas, etc.

ELCOMSOFT a empresa russa, por exemplo, usa GPGPU em seus aplicativos de auditoria de segurança de sistemas, e que são usados para testar a força de chaves de acesso (passwords). Esses softwares geram milhares de senhas de acesso por segundo para determinar o tempo em que uma senha pode ser quebrada. Quanto maior a quantidade de senhas geradas por segundo, menor o tempo em que uma determinada senha será quebrada.

A ElcomSoft, que tem entre seus clientes organizações como a Interpol e a CIA, é a primeira empresa a suportar simultaneamente GPU´s da NVIDIA e ATI, estabelecendo um novo patamar de desenvolvimento para esse tipo de aplicação.

Entre as possibilidades de aplicação de aceleração por GPU estão produtos de back-up para iPhone/Ipad e recuperação de senhas de redes Wi-Fi, usando as placas AMD Radeon Série 5000. De acordo com a companhia, a série AMD/ATI Radeon HD 5000 oferece até 20 vezes mais performance quando comparadas aos processadores (CPU) top de linha Intel Core i7, e são até 2 vezes mais rápidas que uma solução baseada em quatro GPU´s NVIDIA Tesla.

Radeon_5970_WPA-PSK

Usando Wireless Security Auditor da ElcomSoft em uma AMD/ATI Radeon HD 5970 é possível gerar mais de 100.000 senhas por segundo. Como comparação, um sistema baseado em quatro Tesla C1070 consegue 52.400 senhas por segundo. Uma CPU Intel i7 920, que roda a 2.66 GHz e é capaz de processar até 8 threads simultâneas, pode calcular 4000 senhas por segundo, ou seja, 25 vezes mais lento que uma AMD/ATI Radeon 5970. O mais poderoso CPU da Intel, o Core i7 980X, de seis núcleos a 3.33 GHz, não consegue superar 6000 senhas por segundo, mesmo dispondo do set de instruções de criptografia AES-NI.

Dessa forma, não será surpresa que as aplicações baseadas em GPU irão progressivamente substituir os caros sistemas baseados em Intel ou AMD Opteron no próximo ciclo de atualização desse tipo de plataforma.

4_SLI_GTX9800

ElcomSoft desenhando para NVIDIA CUDA, mas é mais rápido com uma placa ATI

O aspecto interessante dos sistemas da EMLSOFT é que suas aplicações são baseadas no padrão CUDA de GPGPU, da NVIDIA. Entretanto, a simplicidade dos códigos CUDA permitiu habilitar uma versão da aplicação para rodar em uma GPU AMD/ATI e, assim, conseguir ultrapassar a barreira de 100.000 passowors por segundo - um número que as autoridades de segurança irão apreciar.

Ou seja, a AMD Radeon HD 5970 tem uma performance avassaladora em aplicações desenhadas para rodar no concorrente CUDA. Interessante, não?

ElcomSoft_CUDA_GTX295_5970_

O modo de criação de software da ElcomSoft é muito similar ao desenvolvimento de games: colocam uma AMD Radeon e uma nVidia GeForce no mesmo sistema, e fazem a computação entre uma GPU e outra quando é necessário.

Fonte Original: BSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!