As vantagens de RAID (RAID 0 vs RAID 1 vs RAID 5) - Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia e dicas da internet.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

As vantagens de RAID (RAID 0 vs RAID 1 vs RAID 5)

Veja as vantagens de RAID 0 vs Raid 1 e RAID 5, iremos falar dos beneficios, o que ele fazem, e o que melhor se encaixa no seu projeto (PC desktop e Server “servidor”).

RAID é um acrônimo de Redundant Array of Independent Disks. Com a tecnologia RAID incorporada em um sistema de armazenamento, você pode conectar duas ou mais unidades no sistema de modo que ele funcione como uma grande (e rápida) unidade ou pode configurá-las para que somente uma unidade no sistema seja usada para automaticamente duplicar e (ou espelhar) seus dados para backup em tempo real.

Raid-0-Melhor-RAID-em-Velocidade

Existem três razões para você querer um sistema de unidades RAID.


  1. Você precisa de toneladas de espaço de armazenamento e precisa que esse processo seja rápido. (RAID 0)
  2. Você deseja fazer backup instantâneo e automático de seus dados. (RAID 1)
  3. Você deseja as duas coisas. (RAID 5)


Que modo RAID devo usar e quando?


1. Velocidade (RAID 0)


Configurada no modo de alto desempenho (também chamado striped mode ou RAID 0), esta unidade lhe dará a potência necessária quando você estiver:
  • Projetando grandes gráficos e precisar de um espaço super rápido para rascunhos de photoshop.
  • Gravando grandes arquivos de vídeo digital sem perder o desempenho de áudio limpo.
  • Editando vídeos DV ou HD e buscando um fluxo estável, sem queda de quadros.
  • Desenhando objetos 3D ou efeitos especiais complexos.
  • Executando operações de banco de dados complexas, que demandam uso intenso do disco.
  • Buscando ser o primeiro guru da turma, com um computador tão rápido que deixe todos os outros para trás.
Por que o RAID 0 é tão rápido? É um pouco complicado, mas não é preciso dizer que duas ou mais cabeças, neste caso, unidades, são melhores do que uma. Imagine várias mangueiras enchendo um tanque ao mesmo tempo, ou vários homens retirando água de um bote, e você compreenderá por que duas unidades separadas por faixas são melhores do que uma. Os dados são salvos (em faixas) nas unidades e acessados em paralelo por todas elas, de modo que você possa obter taxas mais alta de transferências de dados ao acessar grandes volumes de dados e taxas de entrada/saída mais altas ao acessar volumes menores de dados.

2. Proteção de dados (RAID 1)


Configure o sistema para o modo de proteção de dados (também conhecido como modo espelhado ou RAID 1) e a capacidade será dividida ao meio. Metade da capacidade é usada para armazenar seus dados, enquanto a outra metade é usada para uma cópia duplicada.
Por que eu quero esse tipo de redundância? São seus dados, as fotos de sua família, o filme dos primeiros passos do bebê, seu primeiro romance. Eles são importantes? Você decide. Se optar por guardá-los, o espelhamento RAID é perfeito para você.

3. Proteção de dados e velocidade (RAID 5)


Em sistemas com três ou mais unidades (tais como o 4 TB WD ShareSpace™ Network Storage System), recomendamos que você configure o sistema para RAID 5. Isso lhe dará o melhor dos dois mundos: desempenho rápido por meio da distribuição dos dados em todas as unidades; proteção de dados através da dedicação de um quarto de cada unidade para a tolerância a falhas, deixando três quartos da capacidade do sistema disponível para armazenamento de dados.

unnamed

Sobre o Spanning (Linear)

Spanning, que não é um modo RAID, combina todas as unidades do sistema em um grande volume, de modo que elas atuem como uma unidade gigante. As unidades são preenchidas uma a uma. A vantagem de usar este modo é que você pode adicionar mais unidades sem precisar reformatar o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!