Acess point, o que é? - Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia e dicas da internet.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Acess point, o que é?

access-pointAccess Point? o que é isso?, ou no bom português – Ponto de Acesso – é um aparelho que permite a conexão entre vários dispositivos wireless (sem fio) entre si. Normalmente, usado como ponto de transmissão wi-fi de uma rede cabeada, o Access Point permite que tanto dispositivos cabeados e de uma rede sem fio se interconectem. Basicamente, ele expande sua rede emitindo o sinal wi-fi. Esses aparelhos se notabilizaram pela sua função de emitir sinais de rede sem fio, bastante conhecidos na internet como WAP – Wireless Access Point.

Os access point possuem uma semelhança muito grande com os roteadores, e fisicamente são praticamente idênticos, porém, diferentemente desses últimos, não servem especificamente para interconectar redes distintas e nem fazem o gerenciamento de rotas de tráfego dos pacotes de dados.

Enquanto um roteador pode automaticamente ser linkado com um modem de ADSL, por exemplo, fazendo o login automático de sua internet via webgui, os access points apenas retransmitem o sinal de rede que sai do roteador. Em redes domésticas, normalmente o roteador é ligado ao modem por cabo e só ai, ao access point.

access_point_diagram2
Diagrama de funcionamento de um Access Point

Apesar disso, o access point pode exercer diversas funções distintas, como ponto de acesso normal, conforme explicado, repetidor de sinal, ponte entre sinais (bridge), conceitos que serão tratados em posts específicos, pois merecem a atenção necessária e especifidades de configuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!