Como Melhorar A conexao sem fio 3G 2G edge - Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia e dicas da internet.

terça-feira, 1 de março de 2011

Como Melhorar A conexao sem fio 3G 2G edge

Muitos me perguntam como eu faço para melhorar minha conexão sem fio? Para os menos informados a conexão  sem fio pode ser, 3G, 2G, EDGE (gsm), MDS, a marioria das operadoras de telecomunicação oferecem um desses serviços. Uma rede wireless usa ondas eletromagnéticas como forma de transferir dados. Estas, podem ser afetadas, e inclusive bloqueadas, por objetos e estruturas triviais em qualquer ambiente doméstico. É importante considerar estes objetos na hora de instalar um roteador.
Caso você não saiba muitas das vezes um simples reposicionamento pode melhorar significativamente a cobertura e a performance da rede em pontos periféricos de uma casa ou escritório. É recomendado, sempre que possível, instalar o roteador sem fio em um local central da residência, para que os cômodos mais distantes recebam um sinal melhor. Por exemplo, se o roteador está próximo a uma parede externa, o sinal do lado oposto da casa será, pelo menos, mais fraco do que se o aparelho estivesse em uma área central.
wifi-gibiluka0
Outra medida simples é manter o roteador em um local mais alto, sem obstruções ao redor. Além disso, é geralmente melhor deixar a antena do aparelho na posição de 90º (em relação ao solo), salvo em situações onde a cobertura de mais de um pavimento é desejada; isso, porque o raio de maior alcance passa pelo centro da antena, conforme ilustrado abaixo.

wifi-gibiluka_2
Assim como paredes de concreto, vidros, grandes objetos de metal - como armários - e água - como em aquários e bebedouros - interferem negativamente na propagação do sinal wireless. Porém, estes últimos podem ser facilmente retirados do caminho do sinal, proporcionando um alcance maior. A imagem abaixo ilustra uma destas situações.

wifi-gibiluka_3
É importante ressaltar que em algumas situações - como em ambientes pequenos - as alterações aqui sugeridas não irão resultar melhorias visíveis.


Reduzindo a Interferência do sinal
Existem vários padrões de rede sem fio no mercado, dentre eles destacam-se o 802.11g, que é o mais popular e funciona na freqüência de 2,4GHz, e o 802.11n, que é relativamente recente e opera em 2,4GHz ou 5GHz.

É intuitivo o fato de que, quanto pior é o sinal da rede, menor é a performance da mesma. A explicação é que, quanto pior o sinal da rede, mais ela é suscetível a perder dados durante a transmissão - o que torna necessário reenviar muitas vezes a mesma informação, gastando um tempo extra. Para amenizar essa perda de informações, o driver da placa de rede sem fio reduz, automaticamente, a velocidade de transferência conforme o sinal vai ficando pior.
Um dos fatores que contribui com a degradação do sinal é a interferência. Ela acontece quando diversos aparelhos utilizam a mesma freqüência, ao mesmo tempo. Essa “concorrência” entre duas ou mais ondas pode prejudicar qualidade do sinal do roteador - reduzindo ou inviabilizando a transferência de dados.
Com a popularização das redes sem fio, é muito comum encontrar diversas redes operando simultaneamente, na mesma freqüência, em lugares muito próximos. Para que elas possam funcionar ao mesmo tempo, existe, em todos os roteadores, uma configuração chamada de “Canal” - que é uma espécie de variação da freqüência do aparelho; se a “distância” entre os canais for suficientemente grande, os dois equipamentos não irão interferir entre si. Para roteadores 802.11g, os canais variam de 1 a 11 - os canais 1, 6 e 11 são os que menos interferem entre si.

Portanto, para evitar interferências com redes vizinhas, é possível utilizar softwares como o NetStumbler e o KisMac (esses programas são fácieis de baixar) para detectar os canais das redes existentes. Com posse desta informação, é possível escolher o canal mais adequado para configurar a sua rede. Por exemplo, com a leitura abaixo pode-se verificar que os canais 6 e 11 possuem redes concorrentes, mas o canal 1 está vazio. Então, logicamente, o canal 1 é a melhor escolha, para esta situação.

wifi-gibiluka_4

Além de interferências com outras redes sem fio, existem outros eletrônicos que utilizam as mesmas freqüências dos roteadores, com destaque dos telefones sem fio(2,4GHz e 5GHz) e o forno microondas(2,4GHz).
A interferência com telefones sem fio é mais simples de ser resolvida. Caso a sua rede opere em, por exemplo, 2,4GHz, basta adquirir um telefone de 900MHz ou 5GHz que não ocorrerá interferências entre os aparelhos.
A interferência com o forno de microondas afeta apenas redes de 2,4GHz. Isso geralmente não gera problemas. Porém, caso o eletrodoméstico esteja prejudicando a estabilidade da rede, as soluções são: trocar o forno de lugar, ou investir em um roteador que opere em 5GHz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!