Water Cooler: O que é Preciso para Montar no seu PC - Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia e dicas da internet.

sábado, 17 de maio de 2014

Water Cooler: O que é Preciso para Montar no seu PC

Hoje eu trago um tutorial bem legal para plataforma game (PC para jogos) é sobre como resolver seus problemas de calor na sua CPU, o Water Cooler e o que é preciso para você pode montar no seu PC como, quais peças eu preciso para montar meu próprio Water Cooler?



Essa dica irá começar do zero de tudo sobre como montar o seu Water Cooler Personalizado no seu PC com todas as etapas, peças, dicas, e tudo mais para você nunca mais ficar com problemas de aquecimento no seu Computador Top para game.

Talvez alguns achem que você ter um Water Cooler (dissipação à água) é um luxo, mas por experiência própria eu digo que não! E vou explicar por que.

Eu um simples amante da Informática, adoro montar PC para games (Computadores com ótimo desempenho) comei com um Pentium 4 @ 3.06 MHz com uma VGA GT 5500, “meus Deus, meu PC não rodava nada”, então fiz um ótimo Upgrade foi para um Dual Core AMD 4.200+,  e eu já me achava que tinha um PC gamer, mas a placa de vídeo ainda era uma GT 5500.

Juntei muito dinheiro e subi pra uma plataforma Core 2 Duo 7400, com uma VGA Radeon 4850 256bits 512 MEM, realmente eu já tinha uma plataforma que rodava jogos na época sem muitos problemas. Dai migrei para uma Plataforma superior E8400 com a mesma GPU, mas não consegui parar por ai, então fui mais além e montei a seguinte Configuração:

  • Core i7 4770k

  • Radeon HD 9770

  • 8GB 2x4 2133 Mhz

  • SSD 840 Evo Samsung 240 GB

  • Water Cooler Corsair H90

  • 2 HD 3.0 de 1 TB

  • Etc…

Agora sim né eu tenho um PC para games! Mas não foi tão bom quanto parece, pois moro No Rio de Janeiro e a temperatura aqui no verão é um pouco elevada e simplesmente ferveu minha placa de vídeo e queimou minha VGA.  Agora eu lhe pergunto, Water cooler realmente é necessário?

Bem nas maioria dos casos sim! Claro que se você você não tem uma configuração tão parruda ou que não esquenta tanto, não precisa se preocupar, mas é um bom investimento e você pode aumentar a vida útil dos seus componentes.

Eu peguei essas fontes de diversos sites e juntei para você que não sabe nada sobre a área de resfriamento à água tanto no processodor (AMD ou Intel) quanto na Placa de Vídeo (Nvidia ou Radeon), mas esse passo a passo está mais ligado ao você mesmo montar na sua plataforma um custom (personalizado), que na minha opinião é muito mais eficiente e você conseguirá temperaturas bem menores.

1ª Parte-Partes Essenciais: COMPONENTES


Antes de começar estarei listando as peças necessárias para o Water Cooler Custom e o que cada componente faz.

Blocks – Dissipador


BLOCK - O QUE É PRECISO PARA EU MONTAR UM WATER COOLER NO MEU PC

São responsáveis por fazer a troca de calor componente>Fluxo.

Podem ser aplicados no CPU (processador), chipset (placa mãe), mosfet (Memória) e VGA (placa de vídeo).
Na hora da compra deve ser observado a compatibilidade com o socket do CPU, e no caso das VGA's com blocks full-cover deve se observar exatamente o modelo, porque um capacitor que mude pode te dar muita dor de cabeça...

Radiador:


RADIADOR- O QUE É PRECISO PARA EU MONTAR UM WATER COOLER NO MEU PC
Responsável pela troca de calor fluxo>ar, nele são instaladas as ventoinhas que irão maximizar a troca, na hora da compra sempre deve se pesquisar quanto de dissipação seu sistema precisa, pra não comprar radiador de mais, ou de menos....
Existem das mais variadas grossuras, quantidade de coolers tamanhos e preços.

Bombas


BOMBA OU PUMP- O QUE É PRECISO PARA EU MONTAR UM WATER COOLER NO MEU PC
Responsáveis por movimentar o fluxo, fazendo com que a troca de calor seja constante.
Existem de vários tipos, podem ser instaladas juntamente com o reservatório.

Reservatórios de fluído


RESERVATORIO- O QUE É PRECISO PARA EU MONTAR UM WATER COOLER NO MEU PC

Responsáveis por repor o fluxo e evitar o ar no sistema, existem combos Reservador/Bomba, são úteis pois ficam bonitos esteticamente e poupam espaço.Exemplo:
RESERVATORIO-bomba- O QUE É PRECISO PARA EU MONTAR UM WATER COOLER NO MEU PC

Mangueiras: por onde passará o fluído


mangueira- O QUE É PRECISO PARA EU MONTAR UM WATER COOLER NO MEU PC
Responsáveis por ligar um componente ao outro.
Existem de vários materiais cores e espessuras.

Fittings: conectores


Ligam as mangueiras ao componente.
Podem ser do tipo barb:
Fittings-O QUE É PRECISO PARA EU MONTAR UM WATER COOLER NO MEU PC
Ou Compresion:

Nos do tipo barb a mangueira é ligada ao espigão e a fixação é feita por presilhas, nos do tipo compression a fixação é feita por uma rosca que trava a mangueira a no espigão.

Existem no formato de joelhos(90° e 45º) para assim você poder montar seu sistema com a melhor estética e organização possível.

• Fluido


É o liquido responsável por realizar a condução térmica através do sistema.
Pode ser utilizada agua destilada pura, mas também existem fluidos dos mais variados tipos, coloridos, com texturas, mas o mais eficiente é o de pó de diamante onde você consegue temperaturas bem menores.

Algumas pessoas usam o mesmo fluido de radiador de carro, mas eu não gosto dessa ideia, acho mais adequado usar uma mistura de fluido+ agua destilada.

Alguns são condutivos(eletricidade), outros não, é sempre bom ficar atento a isso.
Alguns exemplos...

Fluido colorido da EK, pode se misturar com água destilada, não condutivo.
Fluido-liquido pó de diamante- O QUE É PRECISO PARA EU MONTAR UM WATER COOLER NO MEU PC
Tem até os orgânicos, que ajudam com o meio ambiente, mas eu não boto muita fé nisso

E tem a agua destilada pura, é facil de achar, farmácias, lojas de odontologia etc.

Bem Pessoal aqui está quais são os componentes necessários para você montar um Water Cooler (resfriamento à água) no seu PC.

Agora os próximos artigos serão sobre como instalar, quais são os melhores Water cooler do mercado, Preços, Review, desempenho e claro as temperaturas em Stock e Overclock para o Water Cooler. Se você gostou do Artigo comente, dê um like, compartilhe e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!