Lançamento AMD Opteron Magny-Cours de 8 e 12 núcleos em apresentação oficial In AMD, In CPU, In Magny-Cours - Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia e dicas da internet.

terça-feira, 30 de março de 2010

Lançamento AMD Opteron Magny-Cours de 8 e 12 núcleos em apresentação oficial In AMD, In CPU, In Magny-Cours

 fazendovoce O lançamento agora é realmente de deixar o queixo cair. A AMD lançou oficialmente, hoje, os novos processadores AMD Opteron Série 6000, conhecidos pelo codinome "Magny-Cours". São os primeiros processadores x86 do planeta com 8 ou 12 núcleos de processamento.

Uma série outras inovações também estão sendo introduzidas, como o controlador de memória com quatro canais (quad-channel), HyperTransport™ 3.0, quatro links de conexão HyperTransport para conexão entre processadores em servidores com 4 CPU (4P), novos sistemas de gerenciamento de energia que permitem duplicar os núcleos de processamento, duplicando a performance, sem duplicar o consumo de energia.

 

 

 

4466083942_1ba52b3882 Performance

Para se ter uma idéia do nível de performance dos novos Magny-Cours, no teste SPECint®_rate2006, que é o benchmark favorito da Intel, o novo Opteron Model X12 6174 foi colocado lado a lado com o mais poderoso modelo da Intel: um servidor 2P Xeon X5680.




 

Teste comparativo de desempenho abaixo:

SPECint_2Pimage3

Como se pode perceber, a AMD não precisa nem usar o Magny-Cours topo de linha para superar o processador mais forte da Intel.

SPECfp_2Pimage1

Como mostrado no gráfico acima, em operações de ponto flutuante, o Opteron Magny-Cours 6174, que nem é o Opteron X12 mais rápido que existe, já é 21% mais rápido que o mais rápido Intel XEON. Além disso, o Magny-Cours se mostra 119% mais rápido que a série anterior "Istambul".

Consumo de energia
Para bater um Intel XEON de 130W de dissipação energética, a AMD precisa de apenas uma Magny-Cours com consumo de 80W. Ou seja, além de ser bem mais rápidos que os Intel XEON, os Magny-Cours são muito menos vorazes no que respeita o consumo de energia. Os AMD Magny-Cours estão inaugurando patamares de performance/watt jamais vistos na indústria de TI.

Preço - Servidores 4P para todos
A política de preços dos novos Opteron X12 irá permitir à AMD oferecer sistemas com 4 (4P) processadores em preços que são cobrados pelos Intel 2P. O AMD Magny-Cours de US$ 1165 dólares já é suficiente para superar o Intel XEON que custa US$ 1663 dólares.
A AMD também irá usar uma agressiva política de preços não só nos 2P, quanto nos 4P, de forma a posicionar o preço dos servidores 4P da AMD no nível dos servidores 2P da Intel. Com os novos Opteron X12, será possível dispor de um servidor 4P com 32 núcleos de processamento (4P x 8 núcleos) com o preço que seria montado um sistema 2P baseado nos processadores Intel XEON.

Apresentação oficial

Apresentação oficial - vídeo (Inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!