Rede Wireless: Conexão sem fio - Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia e dicas da internet.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Rede Wireless: Conexão sem fio

Rede Wireless: Conexão sem fio


A Rede Wirelles (Conexão sem fio) é um termo muito utilizado, mas poucos conhecem como funciona essa tecnologia e como resolver problemas comuns em seu notebook, tablet, smartphone. Então para melhor entendimento o termo wireless é definido como a transferência de informações entre dois ou mais dispositivos por meio de ondas de radio, sem a necessidade de utilizar cabos, isso é conexão de dados sem fio, tecnologia altamente utilizada nos dias de hoje. A onda de rádio é modulada da mesma maneira que os sinais de televisão e radio FM para transportar informações pela onda.

Os diferentes tipos de tecnologia Wireless – E o que são:


Existe muitos tipos diferentes de dispositivos wireless que usamos todos os dias e nem notamos. Tablet, Smartphone, fones de ouvido, teclado, mouse,  telefones sem fio e controles remotos são apenas alguns dispositivos do nosso dia-a-dia que utilizam tecnologia wireless. Podemos usar a tecnologia wireless para computadores com a mesma facilidade, desde que ela seja configurada corretamente. No restante do documento, o termo Wireless se refere à tecnologia wireless para computadores.

Veja abaixo uma lista das diferentes tecnologias wireless para computadores que serão abordadas, com uma breve explicação de cada uma:

Rede local wireless - Também chamada de WLAN ou Wi-Fi. Este tipo de tecnologia wireless é usado para acessar a Internet e conectar outros dispositivos, como computadores, smartphones e impressoras, apenas para citar alguns. 

O alcance médio é de 50 metros, podendo chegar a mais, entretanto, a instabilidade do sinal pode ter prejuízos na sua qualidade. Abaixo a imagem mostra as funcionalidades de um Modem Wi-fi e Cable (a cabo).


Modem wifi ou Wireless

Rede Local de Wireless

Bluetooth - Bluetooth é uma tecnologia wireless de pequeno alcance, usada para conectar dispositivos fisicamente próximos. Esta tecnologia é usada para conectar dispositivos como teclados, mouses, fones de ouvido, tablet, Smartphone, e muitos outros.

fone bluetooh

Banda larga móvel - Também conhecida como WWAN (rede de longa distância sem fio). A rede móvel de banda larga usa o serviço de celular para fornecer acesso à Internet. A tecnologia de banda larga móvel é usada em telefones mini smartphone, iPod,celulares que podem se conectar à Internet como tecnologias atuais como: 3G e 4G.

Saiba qual é a diferença entre 4G e 3G

modem 3g no notebook

Modem Wireless móvel

USB wireless - Esta tecnologia tornou-se disponível recentemente. Permite a conexão sem fio de um computador a um hub USB wireless. Os dispositivos USB são então conectados ao hub USB wireless e o hub funciona como uma ponte. O alcance é muito pequeno, cerca de tres metros.

antena modem usb

O que significa Wi-fi (SSID) e o nome da rede?


O nome da rede Wi-Fi (SSID) é o nome que o seu roteador de rede wireless difunde (como uma estação de rádio). Ele permite que você diferencie o seu roteador de rede wireless dos roteadores de seus vizinhos.

O SSID fornecido originalmente com o seu roteador de rede wireless precisa ser alterado durante a configuração inicial. O nome precisa ter de 1 a 32 caracteres e diferencia maiúsculas de minúsculas. 

Ao selecionar a rede em um computador você deverá identificar ela através do SSID escolhido. Ele não deve conter seu endereço, nome ou qualquer outra informação que possa identificá-lo.


Para que serve uma chave (senha) de segurança (de rede) Wi-Fi?


Uma chave de segurança ou senha (de rede) Wi-Fi é muito semelhante a uma chave de casa - ela impede que pessoas desconhecidas acessem sua rede wireless, pois nos dias de hoje é muito comum todos terem aparelhos que utilizam a rede sem fio, o que pode causa lentidão já que outros usuários estão utilizando a sua rede sem pagar nada. 

Veja abaixo uma lista com os três tipos de segurança wireless oferecidos para usuários domésticos e de empresas de pequeno porte, assim como o nível de segurança fornecido em comparação com outros tipos.

Wired Equivalent Privacy (WEP)


Nível de segurança – Baixo


O WEP é um dos primeiros tipos de segurança. Todos os roteadores de rede wireless doméstica suportam o método WEP, inclusive os modelos mais recentes, pois assim se tornam compatíveis com todos os adaptadores de rede wireless. Embora seja melhor utilizar o WEP do que não utilizar nenhum método de segurança, a chave de rede usada para criptografar os dados wireless pode ser violada em poucos minutos.

Wi-Fi Protected Access (WPA)
Nível de segurança – Médio



O WPA foi desenvolvido para solucionar as falhas de segurança do WEP. Ele utiliza vários mecanismos para evitar que a chave de rede seja violada, mas ainda usa o mesmo método de criptografia do WEP

Wi-Fi Protected Access 2 (WPA2)
Nível mais alto de proteção



O WPA2 foi implementado como o nível mais alto de segurança para ambientes domésticos e de pequenas empresas. Ele contém os mecanismos usados pelo WPA, mas utiliza um método de criptografia mais seguro.
Nota: Após criar a chave de segurança, anote-a e guarde em um local seguro.

O que é preciso para configurar uma rede Wi-Fi


Tutorial Como Fazer uma Rede Sem fio doméstica

Para se conectar à internet via wireless, são necessários alguns hardwares e serviços que estão listados abaixo. Sem estes itens, não é possível estabelecer uma conexão com a Internet.

Adaptador de rede Wi-Fi - é normalmente um dispositivo localizado dentro do computador. Se você não sabe se tem uma placa wireless instalada, entre em contato com o fabricante do computador para descobrir. Nos dias de hoje, quase a totalidade de Notebooks e smartphones já vem de fábrica com esta placa, entretanto, computadores de mesa ou Desktops podem precisar deste adaptador.

Roteador de banda larga Wi-Fi - ou roteador de banda larga sem fio, é usado para conectar todos os seus computadores a uma rede wireless. O roteador também pode ser usado para estabelecer uma conexão com a Internet (modem + roteador).

Provedor de serviços de Internet de banda larga - operadoras de telefonia (DSL) e de TV a cabo normalmente oferecem serviços de Internet. Para saber mais sobre como configurar uma rede wireless, consulte o artigo da Microsoft - Configurando uma rede sem fio.

Como localizar redes wireless: Problema quando o notebook não encontra o sinal Wi-Fi


SAMSUNG

  • Verifique se o switch wireless está ativado. Ele pode ser um switch flexível na lateral esquerda ou direita do computador, uma combinação de teclas ou uma tecla. Estes atalhos, em notebook estão normalmente representados por uma tecla de segunda função (tecla Fn). Por exemplo, na imagem abaixo as teclas representam FN + F9 para desativar ou ativar a função wireless no computador.
    O atalho para ativar Wireless pode mudar conforme a marca do notebook

Nota: Para obter mais informações sobre onde o switch wireless está localizado no seu computador e como usá-lo, consulte o. Olhe para o teclado de seu notebook e procure por uma tecla no canto inferior esquerdo com as letras "Fn" e na sequencia, procure pelo desenho de uma antena que está geralmente localizado próximo aos numerais na parte superior do teclado.

  • Coloque o computador a uma distância de 1 a 3 metros do roteador. 
  • Verifique se o nome da rede (SSID) e a senha usada para criar um perfil estão corretos.
  • Desconecte o roteador wireless por 30 segundos e, depois, conecte-o de volta à tomada (aguarde dois minutos até que o roteador seja reinicializado).
Tutorial como melhorar o sinal da sua rede Wi-fi

fonte: oficinadanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!