PCIe 4.0 é a mais nova tecnologia que dobrará a velocidade - Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia e dicas da internet.

sábado, 14 de junho de 2014

PCIe 4.0 é a mais nova tecnologia que dobrará a velocidade

Uma notícia que promete evoluir a velocidade das VGAs é o PCIe 4.0 que serão compatíveis com o PCI Express 3.0 mal se tornaram padrão no mercado, e o padrão de interconexão já está com os dias contados.

O PCI Special Interest Group (PCI SIG) – grupo responsável pelo padrão PCI Express – informou que pretende finalizar até final do ano as especificações para a próxima geração da tecnologia, o PCI Express 4.0.



Uma das principais novidades da nova interconexão será o desempenho da largura de banda, que dobrará em relação ao atual PCI Express 3.0, passando dos atuais 8GT/s para 16GT/s por pista.

pci-special-interest-group-1



É importante falar  que a arquitetura do PCIe 4.0 é compatível com as gerações anteriores, desde o software para sincronizar a arquitetura, até as interfaces mecânicas. Em outras palavras, as VGAs PCIe 1.x, 2.x e 3.x funcionarão perfeitamente em uma placa mãe com o slot PCIe 4.0. Da mesma forma, as placas placas 3D PCIe 4.0 vão funcionar em mobos PCIe 1.x, 2.x e 3.x, mas neste caso, o desempenho ficará limitado pelo padrão PCI Express da placa mãe.

Se as previsões da PCI SIG estiverem corretas, os primeiros equipamentos compatíveis com o PCIe 4.0 deverão chegar ao mercado em algum momento do próximo ano e não posso ver a hora dos testes comparativos entre o PCIe 3.0 vs PCIe 4.0 em jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!